segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Sugestão para a Hora do Jogo Matemático


O jogo da trilha poligonal

OBJETIVOS:

·         Identificar propriedades dos polígonos em geral;
·         Classificar os polígonos de acordo com o número de lados;
·         Aprofundar conceitos;

       MATERIAIS:

·         Uma trilha, confeccionada em papel cartão ou dupla face; o caminho pode ser feito com pincel colorido ou com pedaços de papéis coloridos; um dado; envelopes contendo as situações problema de acordo com o nível da turma, quatro tampinhas de garrafas (cores diversas) que podem ser usadas como peões ou marcadores.  

        MODO DE JOGAR:

·         Cada jogador numa ordem pré-estabelecida, lançará o dado avançando o número de casas indicadas. Verificará o polígono em que parou e retirará uma situação-problema do envelope correspondente. Se conseguir responder corretamente a questão , pode ficar na casa. Se errar, permanece onde estava antes de lançar o dado. Algumas casas têm instruções diretas na trilha, assim o jogador deve ficar atento. Vence o jogo aquele que alcançar primeiro a chegada.

          MODELO DOS ENVELOPES



 Modelos de perguntas que podem ser utilizadas com o jogo da trilha poligonal - 2° ao 5°ano      

             1. Como se chama um polígono de quatro lados?
       2. Como se chama um polígono de cinco lados? 
       3. Quantas diagonais têm um retângulo?
       4.Quantos vértices tem um triângulo?
       5. O que é um hexágono?
       6. Quantos vértices têm um pentágono?
       7.Como se chama um triângulo que tem um ângulo reto?
       8.O que é um triângulo isósceles?
       9. O que é um triângulo eqüilátero?
      10. Quanto é a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo?
      11.Quantos lados tem um hexágono?
      12. Como é chamado um polígono de oito lados?
      13. Uma porta, geralmente tem a forma de qual figura geométrica?
      14 .O círculo é uma figura plana ou espacial?
      15.O que são polígonos?
      16. O que são polígonos regulares?
      17.  Qual a classificação dos triângulos com relação aos lados?
      18. O que é um trapézio?
      19. O que é um triângulo acutângulo?
      20. O que é um paralelogramo?

Referência Bibliográfica:
Jogando com a Matemática –  Isabel Cristina  Machado de Lara






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