segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Sujestão para a Hora do Jogo Matemático


FECHE A CAIXA DA MULTIPLICAÇÃO

O JOGO: Feche a caixa da Multiplicação trabalha a adição de números naturais até o seis, por meio de jogo de dados. 

COMO JOGAR: Nesse jogo, cada jogador, a sua vez, joga dois dados de seis faces, soma os pontos  obtidos,  e cobre  a  casa  correspondente da trilha onde está  a  soma que ele realizou  ou  transforma  a soma em adição de parcelas quaisquer (não necessariamente as parcelas obtidas na jogada) e cobre  as  casas  correspondentes  às  parcelas  assim  obtidas. Ganha o jogo quem conseguir fechar  todas  as  casas,  ou  havendo  três  jogadas  consecutivas  sem  que  nenhum  jogador consiga dar continuidade ao jogo, é feita a soma das casas cobertas por cada jogador e ganha aquele que tiver o maior resultado.

MATERIAL: Dois tabuleiros, 40 marcadores para cada tabuleiro e 2 dados.

A TRILHA DO JOGO


Regras:

1. Distribuir o material para as duas equipes.
2. Decidir qual das equipes iniciará o jogo.
3. O jogador joga os dados e efetua a multiplicação dos números obtidos.
4. O jogador poderá cobrir (fechar) a casa com o resultado obtido ou as casas correspondentes à decomposição do resultado numa adição de duas ou mais parcelas.
5. O jogador que errar os cálculos perde a vez.
6. Vence a equipe que cobrir todas as casas do seu tabuleiro, ou se depois de três jogadas de uma equipe, nenhuma casa for coberta, encerra-se o jogo. Neste caso, ganha a equipe que tiver a maior soma de casas cobertas.

Observação:  Uma alternativa para o jogo é cobrir apenas um dos lados da “caixa”. 

Explorando o Jogo 

 Ao se trabalhar com jogos, é importante que os alunos os conheçam e assimilem suas regras para estabelecerem estratégias vencedoras. Para acompanhar o desenvolvimento de seus alunos, sugerimos ao professor, explorar as seguintes questões:
1.  Como é o material?  Descreva-o.
2.  Qual é o objetivo do jogo?
3.  Observar,  depois  de  uma  rodada  do  jogo,  quais  foram  as  casas  que sobraram em cada tabuleiro e analisar se há algo em comum.   

Bom trabalho a todos colegas!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário