segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Sugestão para a "Hora do Jogo Matemático"


PIFE DA TABUADA    

Objetivo:

Memorizar a tabuada por meio do entendimento da multiplicação.

Conteúdos: 

Propriedades da multiplicação 

Série indicada:

Anos: 6º e 7º  

Tempo estimado: 

De 15 a 20 minutos por aula, duas ou três vezes por semana, durante todo o ano, revezando as atividades.
Total de cartas: 94 (duas cópias de cada carta)

Regras do Jogo:

O objetivo do jogo é combinar três cartas: duas de parcelas (as que têm os sinais x e =) e uma de resultados. Além de memorizá-los, os alunos entenderão que há várias combinações possíveis para chegar a eles. Divida a turma em grupos de dois, três ou quatro alunos. Eles devem distribuir seis cartas para cada jogador e deixar o restante no centro da mesa. O primeiro compra uma carta do monte, analisa se é possível combinar com as que tem na mão e formar uma operação matemática de multiplicação. Em caso positivo, ele baixa o jogo. Se não, descarta e passa a vez para o próximo. O jogador seguinte pega o descarte se lhe interessar ou arrisca uma carta do monte. Depois de verificar as possíveis combinações, segue o mesmo procedimento. Ainda que as cartas se acumulem na mesa, só será possível comprar o último descarte. Quem ficar com três cartas na mão pode acabar a partida com qualquer descarte mesmo não sendo sua vez.
Caso a carta sirva para mais de um participante, a prioridade é de quem estiver na frente na ordem de jogar. Circule pela sala, observando as combinações feitas pelos estudantes. As primeiras partidas vão servir de atividade diagnóstica: observe os trios de cartas que eles combinam com mais segurança e quais ainda apresentam dúvidas para planejar outras intervenções. Se alguém formar um trio errado, questione o raciocínio realizado. Vence quem baixar primeiro todas as cartas com as operações matemáticas corretas.

Modelos de carta



Criação: Klaus Erick Urban (Escola Atuação – Curitiba/ PR)
Sugestão encontrada na Revista Nova Escola (Jan/fev de 2008)


Nenhum comentário:

Postar um comentário