quinta-feira, 21 de abril de 2011

Foi notícia essa semana: Cardápio do estudante deve incluir massa e até chocolate

Às vésperas da Páscoa, fica difícil não pensar em chocolate, ainda mais durante uma longa tarde de estudos. Mas, segundo a nutricionista Vanderlí Marchiori, beliscar essa iguaria não é nenhum pecado e pode até ser um estímulo para permanecer com foco nos livros. "Peixes magros, linhaça, frutas amarelas e cítricas, muita água e chocolate amargo são alimentos que ajudam a manter a concentração", diz ela, que também é secretária-geral da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva.

É claro que o consumo de chocolate deve ser moderado e compor apenas uma pequena parte de uma dieta equilibrada: "Evitar o consumo de balas, refrigerantes, frituras, guloseimas, doces em excesso e alimentos muitos condimentados faz parte de hábitos saudáveis", pondera Patricia Prado Dias Peres, nutricionista do Cepeusp (Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo).
No entanto, ela enfatiza que alimentos com carboidrato são fundamentais para qualquer aluno – por isso, dietas que cortam esse nutriente podem resultar em queda de desempenho acadêmico. “O carboidrato, que está presente em pães integrais, em cereais, é importantíssimo na alimentação, já que é fonte de energia para o cérebro e para as hemácias”, afirma. As massas também são fonte de carboidrato e, quando ingeridas com moderação, podem ser uma fonte de energia.
Mas, como consumir carboidrato de forma adequada? A maneira é fracionar as porções ao longo do dia, nas principais refeições e lanches, diz Patricia. “O carboidrato é fundamental para a concentração, para a disposição e para a energia do aluno. Fontes desse nutriente ajudam nas aulas mais longas e no desempenho das provas.

Antes da prova

Na opinião de Vanderlí, a dieta do estudante deve ter menos gorduras e mais verduras e frutas do que a de uma pessoa qualquer. E, antes das provas, a ingestão dos alimentos corretos pode fazer toda a diferença: “Comida pesada antes dos exames, como uma feijoada, faz com que a circulação passe a ser preferencial na região digestória. Com isso, o fluxo cerebral acaba diminuindo, e há mais cansaço físico e mental. E muito sono”, alerta.
Se o estudante não deve comer muito antes das provas e aulas, é importante, por outro lado, se alimentar com regularidade. “Ele nunca deve ficar mais de três ou quatro horas sem comer porque o jejum prolongado provoca gasto de massa muscular e posterior estoque de energia”, afirma a nutricionista do Cepeusp.

Alimentação balanceada

Patricia explica que a alimentação balanceada é essencial para que o corpo receba todos os nutrientes para a saúde e o bem estar. Uma forma de checar se o cardápio está balanceado é compará-lo com a “Pirâmide Alimentar”. “Ela é o guia para a ingestão de todos os nutrientes necessários ao bom funcionamento do corpo e é aprovada pela Organização Mundial da Saúde”, diz.
  • Sônia Tucunduva Philippi/Arte UOL
    Uma forma de checar se o cardápio está balanceado é compará-lo com a "Pirâmide Alimentar"
No Brasil, a professora Sonia Tucunduva Philippi, da Faculdade de Saúde Pública da USP (Universidade de São Paulo), junto de seus colaboradores, adaptou as orientações da OMS ao hábito dos brasileiros. A base da pirâmide é composta pelos carboidratos complexos, que são fonte de energia, como pães, cereais, tubérculos e raízes. “Devemos consumir 60% de alimentos deste grupo”, explica Patricia.
Logo acima, estão as hortaliças e frutas, que fornecem vitaminas, sais minerais e fibras. Em seguida, há o grupo das proteínas (carnes, leite, ovos e leguminosas). Esses são os alimentos construtores e devem representar de 10 a 15% da dieta.
No topo da pirâmide ficam os doces, açúcares e gorduras, que também são fontes de energia, mas que devem estar limitados a uma ou duas porções por dia.
“A pirâmide funciona bem, no geral, mas é claro, temos que levar em consideração que cada indivíduo tem características diferentes, como: sexo, idade, metabolismo, prática de atividades físicas, situações fisiológicas. Assim, algumas pessoas terão necessidades específicas”, orienta Patricia.

Exercício físico

A prática de algum tipo de esporte pode ter impacto favorável no rendimento acadêmico, quando associada a uma dieta equilibrada. As duas nutricionistas alertam que a atividade física é um dos fatores que colaboram para diminuir a ansiedade, porque produz a chamada serotonina, uma molécula que ajuda na comunicação dos neurônios e pode auxiliar na regulação do sono e do apetite. “Sem dúvida a atividade física melhora a concentração, ajuda na resistência, além de distrair”, opina Vanderlí.

Quando procurar um nutricionista

Se a família notar que o aluno está se alimentando mal ou se o estudante apresentar sintomas decorrentes da falta de nutrientes, pode ser a hora de procurar um profissional especializado. O nutricionista vai trabalhar a reeducação alimentar e orientar o estudante a modificar seus hábitos diários.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Sugestão de atividade para a Hora do Jogo Matemático

CONSTRUINDO E TRABALHANDO COM A RÉGUA FRACIONÁRIA
Objetivos – Que o aluno seja capaz de:
I.                    Construir frações através do conceito de divisão;
II.                  Construir e internalizar o conceito de fração;
III.                Representar geometricamente frações;
IV.                Despertar sua curiosidade e capacidade de raciocínio;
V.                  Desenvolver consciência de grupo e coleguismo.
N° de jogadores – Toda a turma.
Materiais – Folhas de caderno ou cartolina.
Modo de jogar – O professor distribui as folhas de desenho ou cartolina para cada aluno e pede que eles desenhem e recortem uma barra retangular medindo 2 cm de altura e 20 cm de base, colorindo-a como quiserem. Logo após solicitará que desenhem novamente a mesma barra, colorindo-a de outra cor e recortando-a em duas partes iguais. Depois pedirá outra, agora dividida em três partes iguais. E, assim sucessivamente, até terem ao menos dez ou doze barras, todas elas divididas igualmente contendo de uma até doze partes. O professor pedirá que cada um monte sua régua fracionária (conforme modelo) e realizará vários questionamentos. Qual o menor pedaço das barras que estão divididas? (1/12) Qual maior fração ¼ ou 1/9, por quê? E as demais perguntas que o professor considerar pertinentes.
Obs: É importante que o professor construa para si uma régua fracionária em tamanho maior, para demonstrá-la no quadro, ao mesmo tempo que os alunos constroem as suas. Além disso o professor poderá colocar a notação de fração nas partes e até mesmo no todo da barra.

MODELO DE RÉGUA FRACIONÁRIA






quarta-feira, 6 de abril de 2011

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Sugestão para a Hora do Jogo Matemático - 1°ao 5°ano


ENCHENDO O BALÃO

Objetivos Þ Desenvolver no aluno a capacidade de:
·        Desenvolver o vocabulário fundamental da Matemática que envolve a noção de capacidade;
·        Reconhecer o balão que está mais cheio;
·        Desenvolver o espírito de coleguismo e a atenção do aluno.

Número de jogadores Þ toda a turma.

Materiais Þ um balão para cada aluno, medidor de balões (a ser confeccionado) aparelho de som para reproduzir música.
Modo de jogar Þ O professor distribuirá um balão para cada aluno, que ao som de uma música deverá enchê-lo. Passado alguns segundos o professor desliga o som e pede que os alunos, dois a dois, comparem seus balões. Cada dupla terá de decidir qual o balão mais cheio, caso tenham dúvida o professor disporá de diferentes medidores para que possam verificar o tamanho do diâmetro do balão. De cada dupla sai o balão mais cheio que será comparado com outro até sobrar o mais cheio de todos.

Modelo para o medidor de balões - pode ser confeccionado em cartolina