sexta-feira, 15 de abril de 2011

Sugestão de atividade para a Hora do Jogo Matemático

CONSTRUINDO E TRABALHANDO COM A RÉGUA FRACIONÁRIA
Objetivos – Que o aluno seja capaz de:
I.                    Construir frações através do conceito de divisão;
II.                  Construir e internalizar o conceito de fração;
III.                Representar geometricamente frações;
IV.                Despertar sua curiosidade e capacidade de raciocínio;
V.                  Desenvolver consciência de grupo e coleguismo.
N° de jogadores – Toda a turma.
Materiais – Folhas de caderno ou cartolina.
Modo de jogar – O professor distribui as folhas de desenho ou cartolina para cada aluno e pede que eles desenhem e recortem uma barra retangular medindo 2 cm de altura e 20 cm de base, colorindo-a como quiserem. Logo após solicitará que desenhem novamente a mesma barra, colorindo-a de outra cor e recortando-a em duas partes iguais. Depois pedirá outra, agora dividida em três partes iguais. E, assim sucessivamente, até terem ao menos dez ou doze barras, todas elas divididas igualmente contendo de uma até doze partes. O professor pedirá que cada um monte sua régua fracionária (conforme modelo) e realizará vários questionamentos. Qual o menor pedaço das barras que estão divididas? (1/12) Qual maior fração ¼ ou 1/9, por quê? E as demais perguntas que o professor considerar pertinentes.
Obs: É importante que o professor construa para si uma régua fracionária em tamanho maior, para demonstrá-la no quadro, ao mesmo tempo que os alunos constroem as suas. Além disso o professor poderá colocar a notação de fração nas partes e até mesmo no todo da barra.

MODELO DE RÉGUA FRACIONÁRIA






Nenhum comentário:

Postar um comentário