GUIA DE RESOLUÇÃO DA VI
OLIMEJA
Olá colegas assessores, gestores e professores da
EJA da Semed. O objetivo deste pequeno guia é tranquilizá-los no quis diz
respeito aos aspectos práticos do preenchimento e dos conteúdos relativos ás
provas que nossos alunos farão.
Na primeira etapa da VI Olimeja nossos alunos responderam a
10 questões de múltipla escolha, “a”, “b”, “c” e “d”, com apenas uma
alternativa correta. Os conteúdos relativos a essas provas estão de acordo com
a grade curricular da EJA e também de acordo com os parâmetros de exigência da
Prova Brasil. Afinal de contas a preparação de nossos alunos é, em ultima instancia,
para essas avaliações externas.
O modelo de questão está exemplificado na figura abaixo.
As provas serão
colocadas na “intranet” da Semed e a 1ª fase acontecerá de 24 e 28 /08, por
conta da pouca disponibilidade de máquinas e da grande quantidade de inscritos
no certame, quase 2 500 alunos.
RELAÇÃO DE DESCRITORES / CONTEÚDOS ASSOCIADOS
A SEREM EXPLORADOS NA VI OLIMEJA
PROVA DO 1º SEGMENTO
EIXO / TEMA: ESPAÇO E FORMA
D1 – Identificar a localização e movimentação de objeto em mapas, croquis e
outras representações gráficas.
D3 – Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais pelo número de lados, pelos tipos de ângulos.
D3 – Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais pelo número de lados, pelos tipos de ângulos.
EIXO / TEMA: GRANDEZAS E MEDIDAS
D6 – Estimar a medida de grandezas utilizando unidades
de medida convencionais ou não.
D7 – Resolver problemas significativos
utilizando unidades de medida padronizadas como km/m/cm/mm, kg/g/mg, l/ml.
D8 – Estabelecer relações entre
unidades de medida de tempo.
D9 – Estabelecer relações entre o
horário de início e término e/ou o intervalo da duração de um evento ou acontecimento.
D10 – Num problema,
estabelecer trocas entre cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro em
função de seus valores.
EIXO / TEMA: NÚMEROS E OPERAÇÕES / ÁLGEBRA E FUNÇÕES
D13 – Reconhecer e
utilizar características do sistema de numeração decimal, tais como
agrupamentos e trocas na base 10 e princípio do valor posicional.
D17 – Calcular o
resultado de uma adição ou subtração de números naturais.
D20 – Resolver problema
com números naturais, envolvendo diferentes significados da multiplicação ou
divisão: multiplicação comparativa, ideia de proporcionalidade, configuração
retangular e combinatória.
D23 – Resolver problema utilizando a
escrita decimal de cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro.
D25 – Resolver problema com números racionais
expressos na forma decimal envolvendo diferentes significados da adição ou
subtração.
D26 – Resolver problema envolvendo
noções de porcentagem (25%, 50%, 100%).
EIXO / TEMA: TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
D27 Ler informações e dados apresentados em tabelas
EIXO / TEMA: TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
D27 Ler informações e dados apresentados em tabelas
RELAÇÃO DE DESCRITORES / CONTEÚDOS ASSOCIADOS
A SEREM EXPLORADOS NA VI OLIMEJA
PROVA DO 2º SEGMENTO
EIXO / TEMA: ESPAÇO E FORMA
D1 – Identificar a
localização/movimentação de objeto, em mapas, croquis e outras representações
gráficas.
D5 – Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas.
D5 – Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas.
D6 – Reconhecer ângulos como mudança de direção ou
giros, identificando ângulos retos e não retos.
D8 – Resolver problema utilizando a propriedade dos polígonos (soma de seus ângulos internos, número de diagonais, cálculo da medida de cada ângulo interno nos polígonos regulares).
D10 – Utilizar relações métricas do triângulo retângulo para resolver problemas significativos.
D8 – Resolver problema utilizando a propriedade dos polígonos (soma de seus ângulos internos, número de diagonais, cálculo da medida de cada ângulo interno nos polígonos regulares).
D10 – Utilizar relações métricas do triângulo retângulo para resolver problemas significativos.
D12
– Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas.
D14 – Resolver problema envolvendo noções de volume.
D15 – Resolver problema envolvendo relações entre diferentes unidades de medida.
D14 – Resolver problema envolvendo noções de volume.
D15 – Resolver problema envolvendo relações entre diferentes unidades de medida.
TEMA
/ EIXO: NÚMEROS E OPERAÇÕES / ÁLGEBRA E FUNÇÕES
D18 – Efetuar cálculos com números inteiros envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).
D19 – Resolver problema com números naturais envolvendo diferentes significados das operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).
D18 – Efetuar cálculos com números inteiros envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).
D19 – Resolver problema com números naturais envolvendo diferentes significados das operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).
D20 – Resolver problema com números
inteiros envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e
potenciação).
D22 – Identificar fração como representação que pode estar associada a
diferentes significados.D25 – Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).
D26 – Resolver problema com números racionais que envolvam as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).
D28 – Resolver problema que envolva porcentagem.
D29 – Resolver problema que envolva variações proporcionais, diretas ou inversas entre grandezas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário