quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Pequeno guia para a VI Olimeja

GUIA DE RESOLUÇÃO DA VI OLIMEJA

Olá colegas assessores, gestores e professores da EJA da Semed. O objetivo deste pequeno guia é tranquilizá-los no quis diz respeito aos aspectos práticos do preenchimento e dos conteúdos relativos ás provas que nossos alunos farão.
Na primeira etapa da VI Olimeja nossos alunos responderam a 10 questões de múltipla escolha, “a”, “b”, “c” e “d”, com apenas uma alternativa correta. Os conteúdos relativos a essas provas estão de acordo com a grade curricular da EJA e também de acordo com os parâmetros de exigência da Prova Brasil. Afinal de contas a preparação de nossos alunos é, em ultima instancia, para essas avaliações externas.
O modelo de questão está exemplificado na figura abaixo.


As provas serão colocadas na “intranet” da Semed e a 1ª fase acontecerá de 24 e 28 /08, por conta da pouca disponibilidade de máquinas e da grande quantidade de inscritos no certame, quase 2 500 alunos.

RELAÇÃO DE DESCRITORES / CONTEÚDOS ASSOCIADOS A SEREM EXPLORADOS NA VI OLIMEJA

PROVA DO 1º SEGMENTO

EIXO / TEMA: ESPAÇO E FORMA

D1 – Identificar a localização e movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas.
D3 – Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais pelo número de lados, pelos tipos de ângulos.

EIXO / TEMA: GRANDEZAS E MEDIDAS

D6 – Estimar a medida de grandezas utilizando unidades de medida convencionais ou não.
D7 – Resolver problemas significativos utilizando unidades de medida padronizadas como km/m/cm/mm, kg/g/mg, l/ml.
D8 – Estabelecer relações entre unidades de medida de tempo.
D9 – Estabelecer relações entre o horário de início e término e/ou o intervalo da duração de um evento ou acontecimento.
D10 – Num problema, estabelecer trocas entre cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro em função de seus valores.

EIXO / TEMA: NÚMEROS E OPERAÇÕES / ÁLGEBRA E FUNÇÕES

D13 – Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal, tais como agrupamentos e trocas na base 10 e princípio do valor posicional.
D17 – Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais.
D20 – Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da multiplicação ou divisão: multiplicação comparativa, ideia de proporcionalidade, configuração retangular e combinatória.
D23 – Resolver problema utilizando a escrita decimal de cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro.
D25 – Resolver problema com números racionais expressos na forma decimal envolvendo diferentes significados da adição ou subtração.
D26 – Resolver problema envolvendo noções de porcentagem (25%, 50%, 100%).

EIXO / TEMA: TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO

D27 Ler informações e dados apresentados em tabelas

RELAÇÃO DE DESCRITORES / CONTEÚDOS ASSOCIADOS A SEREM EXPLORADOS NA VI OLIMEJA

PROVA DO 2º SEGMENTO

EIXO / TEMA: ESPAÇO E FORMA

D1 – Identificar a localização/movimentação de objeto, em mapas, croquis e outras representações gráficas.
D5 – Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas.
D6 – Reconhecer ângulos como mudança de direção ou giros, identificando ângulos retos e não retos.
D8 – Resolver problema utilizando a propriedade dos polígonos (soma de seus ângulos internos, número de diagonais, cálculo da medida de cada ângulo interno nos polígonos regulares).
D10 – Utilizar relações métricas do triângulo retângulo para resolver problemas significativos.


D12 – Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas.
D14 – Resolver problema envolvendo noções de volume.
D15 – Resolver problema envolvendo relações entre diferentes unidades de medida.


TEMA / EIXO: NÚMEROS E OPERAÇÕES / ÁLGEBRA E FUNÇÕES

D18 – Efetuar cálculos com números inteiros envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).
D19 – Resolver problema com números naturais envolvendo diferentes significados das operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).
D20 – Resolver problema com números inteiros envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).
D22 – Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados.
D25 – Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).
D26 – Resolver problema com números racionais que envolvam as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).
D28 – Resolver problema que envolva porcentagem.
D29 – Resolver problema que envolva variações proporcionais, diretas ou inversas entre grandezas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário