segunda-feira, 4 de junho de 2012

Atividade para a hora do Lúdico na matemática

 

O jogo é: Quais são os Números?

Organizado por: Humberto Luis de Jesus

Objetivo:

- Operações com números inteiros·
- Relações entre a soma e o produto das raízes e os coeficientes de uma equação de segundo grau.

Competências e habilidades:

- Desenvolver estimativa e calculo mental,
- Promover a análise de erros.

Idade/série recomendada:

A partir do 9º ano.

Organização da Classe:

grupo de 4 alunos

Material:

  • calculadoras que tenham a tecla +/- (uma por grupo pode ser a do computador). Para acionar a calculadora do Windows, clique em INICIAR > PROGRAMAS > ACESSÓRIOS > CALCULADORA
  • Descrição da atividade:

    1ª etapa:
    Proponha a seus alunos o seguinte jogo:

    Objetivo do jogo:
    descobrir os números escolhidos pelos outros componentes do grupo.

    Atenção professor:

    Organize os grupos e, se for preciso, relembre como determinar a soma e o produto de dois números inteiros em uma calculadora.

    A soma - 6 – 4 pode ser encontrada, por exemplo, assim: 6 +/- + +/- 4 =; e o produto entre esses dois números pode ser determinado teclando-se: 6 +/- * 4 +/- =.

    Regras:

    1) Sem que os outros vejam, cada componente do grupo escolhe dois números inteiros (entre - 30 e + 30) e calcula a soma e o produto entre eles.

    2)Os componentes decidem a ordem dos jogadores e o tempo disponível para a descoberta dos números, que não pode ultrapassar três minutos para cada par de números.

    3) Na sua vez, um componente diz aos demais a soma e o produto dos dois números escolhidos por ele, conforme o exemplo: - A soma dos dois números é – 16 - O produto dos dois números é 48

    4) Os outros devem descobrir, no menor espaço de tempo possível, quais foram os dois números escolhidos.

    Pontuação:
    Se algum jogador descobrir os números escolhidos por outro, dentro do limite estipulado, ganha 5 pontos.· Se isso não ocorrer, o jogador que escolheu os números ganha 10 pontos. Ganhador: aquele que, ao final de oito rodadas, obtiver o maior número de pontos.

    2ª etapa:
    Jogue com seus alunos pelo menos mais duas vezes. Converse com eles para saber como fizeram para determinar o número desconhecido. Se possível, registre no quadro, em forma de texto, as estratégias utilizadas. Solicite então que realizem novamente o jogo utilizando uma das estratégias registradas pela turma.

    3ª etapa:
    Após os alunos realizarem essa vivência, proponha problemas, como estes:

    a) João escolheu os números – 20 e + 15. Quais números ele dirá aos outros componentes do grupo dele?

    b) Ana disse a soma é – 15 e o produto é 56. Cláudia disse que os números que ela escolheu foram o – 8 e o 7. Ela acertou? Por quê?

    c) Quando um jogador diz: a soma é 0 e o produto é n (um número entre -900 e + 900), o que podemos afirmar, com certeza, sobre os números escolhidos por esse jogador?

    d) E se fosse o contrário, isto é, soma n (um número entre – 60 e + 60) e produto 0? O que podemos afirmar, com certeza, sobre os números escolhidos por esse jogador?

    Discuta com a turma a resolução dos problemas propostos garantindo a participação de todos.

    Para saber mais:

    - Esta atividade foi retirada do livro Matemática 9ºano. Autores:Cristiane Rodrigues Chica e Humberto Luis de Jesus, Editora RSE, São Paulo: 2008.

    Ler, escrever e resolver problemas / Habilidades básicas para aprender matemática". Kátia Stocco Smole e Maria Ignez Diniz ( orgs.) Editora Artmed.

    Retirado do site:

    http://www.mathema.com.br/

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