JOGO COM NÚMEROS RELATIVOS
Conteúdo: Inteiros Relativos: simétricos, operações de adição em Z (pode
ser adaptado do 5° ao 9° ano).
1. Objetivos:
- Ampliar o conhecimento sobre operações com conjuntos numéricos, de N (naturais) para Z (inteiros).
- Investigar situações em que
aparecem números opostos, em situações de jogos.
- Elaborar regras, após
observação e análise das situações do jogo.
- Descobrir uma maneira prática
de calcular adições de números inteiros relativos com o
mesmo sinal.
- Argumentar suas observações em
pequenos e no grande grupo.
- Exercitar a habilidade de
cálculo mental e as regras elaboradas, durante a maratona de cálculos.
2. Situações que podem ser exploradas na questão do Ensino e da aprendizagem:
- Jogo dos dados coloridos
- Registro em tabelas.
- Reflexões nos pequenos e no
grande grupo.
- Estabelecimento de conclusões.
- Elaboração de regras.
- Pesquisa de situações onde
empregamos os números inteiros relativos.
- Pesquisa dos aspectos
históricos do conjunto Z (inteiros).
3.
Recursos:
-dados;
-tabelas;
-reta numérica;
-livros;
-internet;
-calculadora.
4.
Avaliação:
A avaliação será contínua, através da
observação durante os jogos e a execução das
atividades propostas nos grupos,
analisando o registro das jogadas e as conclusões.
Material: 1 dado vermelho, 1 dado azul, tabelas impressas segundo
modelo abaixo.
Nº de jogadores: 4
Como jogar:
- Arremessar os dados.
- Contar os pontos, sabendo que
como o dado azul você ganha pontos e como o dado vermelho você perde pontos.
- A cada rodada, registrar os
pontos de todos os componentes na tabela.
- Analisar os resultados com o
grande grupo e realizar as atividades
propostas.
OBS:Ganha quem obtiver o maior
número de pontos entre os grupos.
Modelo de tabelas para preencher no decorrer do jogo
Tabela 1
Após realizar as 2 rodadas, é
hora de registrar matematicamente as jogadas realizadas no grupo. Para isso,
consideraremos negativo (-) os pontos obtidos no dado vermelho e positivo os
pontos obtidos no dado azul. Com a ajuda dos colegas do grupo, registre os
dados obtidos anteriormente, na tabela abaixo.
Tabela 2
REFLEXÃO:
-Em alguma das rodadas vocês
obtiveram zero? Em que situações?
-O que é necessário para obter
zero no jogo dos dados coloridos?
-Em que situações vocês
preencheram a coluna perdi pontos?
-Em que situações vocês
preencheram a coluna ganhei pontos?
-É possível formular uma regra
para estas situações? Qual regra?
-Junte os pontos dos dados
vermelhos. Como você procedeu para juntar pontos perdidos?
-Reúna os pontos de todo o grupo,
verificando se o resultado foi positivo ou negativo.
COMPARE OS RESULTADOS OBTIDOS COM OS DEMAIS GRUPOS.
a) Quem venceu em seu grupo? Venceu com
quantos pontos?
b) Quem fez menos pontos em seu grupo? Quantos
pontos ele fez?
- Qual o grupo vencedor em sua
turma? Com quantos ponto?
-Quantos pontos faltaram para que
seu grupo vencesse?
OBS: Saltando sobre a reta numerada fica muito
fácil comparar o nº. de pontos.
Retirado com adaptações de “UMA PROPOSTA DE ENSINAGEM COM JOGOS
MATEMÁTICOS”
Ângela Susana Jagmin
Carretta*
Nenhum comentário:
Postar um comentário