segunda-feira, 9 de abril de 2012

Sugestão para a Hora do Jogo Matemático


JOGO COM NÚMEROS RELATIVOS

Conteúdo: Inteiros Relativos: simétricos, operações de adição em Z (pode ser adaptado do 5° ao 9° ano).
1. Objetivos:
- Ampliar o conhecimento sobre operações com conjuntos numéricos, de N (naturais) para Z (inteiros).
- Investigar situações em que aparecem números opostos, em situações de jogos.
- Elaborar regras, após observação e análise das situações do jogo.
- Descobrir uma maneira prática de calcular adições de números inteiros relativos com o
mesmo sinal.
- Argumentar suas observações em pequenos e no grande grupo.
- Exercitar a habilidade de cálculo mental e as regras elaboradas, durante a maratona de cálculos.
2. Situações que podem ser exploradas na questão do  Ensino e da aprendizagem:
- Jogo dos dados coloridos 
- Registro em tabelas.
- Reflexões nos pequenos e no grande grupo.
- Estabelecimento de conclusões.
- Elaboração de regras.
- Pesquisa de situações onde empregamos os números inteiros relativos.
- Pesquisa dos aspectos históricos do conjunto Z (inteiros).
 3. Recursos:
-dados;
-tabelas;
-reta numérica;
-livros;
-internet;
-calculadora.
 4. Avaliação:
       A avaliação será contínua, através da observação durante os jogos e a execução das
atividades propostas nos grupos, analisando o registro das jogadas e as conclusões.
Material: 1 dado vermelho, 1 dado azul, tabelas impressas segundo modelo abaixo.
Nº de jogadores: 4                                
Como jogar:  
- Arremessar os dados.
- Contar os pontos, sabendo que como o dado azul você ganha pontos e como o dado vermelho você perde pontos.
- A cada rodada, registrar os pontos de todos os componentes na tabela. 
- Analisar os resultados com o grande  grupo e realizar as atividades propostas.
OBS:Ganha quem obtiver o maior número de pontos entre os grupos.
Modelo de tabelas para preencher no decorrer do jogo

Tabela 1
 
Após realizar as 2 rodadas, é hora de registrar matematicamente as jogadas realizadas no grupo. Para isso, consideraremos negativo (-) os pontos obtidos no dado vermelho e positivo os pontos obtidos no dado azul. Com a ajuda dos colegas do grupo, registre os dados obtidos anteriormente, na tabela abaixo.

Tabela 2

REFLEXÃO:
-Em alguma das rodadas vocês obtiveram zero? Em que situações?
-O que é necessário para obter zero no jogo dos dados coloridos?
-Em que situações vocês preencheram a coluna perdi pontos?
-Em que situações vocês preencheram a coluna ganhei pontos?
-É possível formular uma regra para estas situações? Qual regra?
-Junte os pontos dos dados vermelhos. Como você procedeu para juntar pontos perdidos?
-Reúna os pontos de todo o grupo, verificando se o resultado foi positivo ou negativo.

COMPARE OS RESULTADOS OBTIDOS COM OS DEMAIS GRUPOS.

a) Quem venceu em seu grupo? Venceu com quantos pontos?
b) Quem fez menos pontos em seu grupo? Quantos pontos ele fez?
- Qual o grupo vencedor em sua turma? Com quantos ponto?
-Quantos pontos faltaram para que seu grupo vencesse?
OBS: Saltando sobre a reta numerada fica muito fácil comparar o nº. de pontos.

Retirado com adaptações de “UMA PROPOSTA DE ENSINAGEM COM JOGOS MATEMÁTICOS”
Ângela Susana Jagmin Carretta*

Nenhum comentário:

Postar um comentário