quinta-feira, 1 de março de 2012

Jogo do resto - Sugestão para a Hora do Jogo


Jogo do Resto

Organização da sala: dividir a sala em grupos com até 4 jogadores (individuais) ou em duplas (duas duplas por grupo). Neste jogo, o professor está livre para circular entre os grupos, acompanhando o desenvolvimento.

Material necessário: um tabuleiro (veja figura abaixo) e um dado para cada grupo, uma peça (marcador de posição, pode ser tampinha de garrafa pet ou de detergente ou ainda de pasta de dente) para cada jogador.

Como jogar: cada grupo sorteia uma ordem para os jogadores. Todos os jogadores iniciam na primeira casa, a casa “25”, veja a figura abaixo. Em cada rodada, na sua vez, um jogador lança o dado: o número de casas que o jogador deve avançar é igual ao resto da divisão do número da casa em que se encontra (dividendo) pelo número que saiu no dado (divisor). Ganha o jogo quem atingir primeiro a casa “Fim”. 


Modelo (miniatura) de tabuleiro utilizado para o jogo do resto


Metodologia: peça aos alunos que registrem os cálculos efetuados.  Após o jogo, pode-se introduzir as questões abaixo. Para respondê-las, os alunos deverão analisar a divisão pelos números de 1 a 6. 


1.  No começo do jogo, quais os resultados do dado que não permitem ao
jogador avançar?  
2.  Qual o maior número de casas que um jogador pode andar? 
3.  Por que na casa “0” está escrita a palavra “Tchau”?
4.  Estando  em  uma  casa  qualquer,  quais  os  resultados  no  dado  que  não permitem ao jogador avançar?
5.  Se o jogador estiver na casa “80”, quais são os números que devem sair no
dado para que ele ganhe o jogo? E se ele estiver na casa “51”? 

É claro que este jogo pode ser adequado as necessidades do Professor, sua sala de aula ou a faixa etária específica. 

Referências 

BORIN, Júlia. Jogos e Resoluções de Problemas: uma estratégia para as aulas
de Matemática. Volume 6. São Paulo: CAEM/USP, 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário