Jogo
do Resto
Organização da sala: dividir a sala em
grupos com até 4 jogadores (individuais) ou em duplas (duas
duplas por grupo). Neste jogo, o professor está livre para circular entre os
grupos, acompanhando o desenvolvimento.
Material necessário: um tabuleiro (veja
figura abaixo) e um dado para cada grupo, uma peça (marcador de posição, pode
ser tampinha de garrafa pet ou de detergente ou
ainda de pasta de dente) para cada jogador.
Como jogar: cada grupo sorteia
uma ordem para os jogadores. Todos os jogadores iniciam na primeira casa, a
casa “25”, veja a figura abaixo. Em cada rodada, na sua vez, um jogador lança o
dado: o número de casas que o jogador deve avançar é igual ao resto da divisão
do número da casa em que se encontra (dividendo) pelo número que saiu no dado
(divisor). Ganha o jogo quem atingir primeiro a casa “Fim”.
Modelo
(miniatura) de tabuleiro utilizado para o jogo do resto
Metodologia: peça aos alunos
que registrem os cálculos efetuados.
Após o jogo, pode-se introduzir as questões abaixo. Para respondê-las,
os alunos deverão analisar a divisão pelos números de 1 a 6.
1. No começo do jogo, quais os resultados do
dado que não permitem ao
jogador avançar?
2. Qual o maior número de casas que um jogador
pode andar?
3. Por que na casa “0” está escrita a palavra
“Tchau”?
4. Estando
em uma casa
qualquer, quais os resultados no
dado que não permitem ao jogador avançar?
5. Se o jogador estiver na casa “80”, quais são
os números que devem sair no
dado para que ele ganhe o
jogo? E se ele estiver na casa “51”?
É claro que este jogo pode ser adequado as necessidades do Professor, sua sala de aula ou a faixa etária específica.
Referências
BORIN, Júlia. Jogos e Resoluções de Problemas: uma estratégia para as aulas
de Matemática. Volume 6. São Paulo: CAEM/USP, 2004.
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