Bingo da Tabuada
O jogo pode ser adaptado a todas as séries/anos, basta alterar os resultados das “pedras” ou das “cartelas”, isso fica a critério da criatividade do professor.
Organização da sala: individual ou em dupla; o professor realiza o sorteio.
Material necessário: uma cartela para cada aluno ou dupla (cartela de bingo comum); marcadores (milho ou feijão) para que os alunos possam marcar os pontos sorteados que constam de suas cartelas; uma cartela de controle para o professor e “pedras” para serem sorteadas.
O segredo do “Bingo da Tabuada” está nas pedras que serão sorteadas. Elas trazem não um número, mas um produto, como por exemplo, 3x4 (três vezes quatro). Para confeccionar as pedras, é necessário fatorar os números no produto de dois fatores. A tabela abaixo mostra a escolha que fizemos para os números de 1 a 21 e que foi usada na confecção das pedras do bingo que utilizamos. [Zeni, 2007].
1x1
|
2x1
|
3x1
|
5x1
|
17x1
|
3x3
|
2x3
|
13x1
|
7x1
|
2x4
|
19x1
|
2x7
|
3x6
|
2x5
|
3x5
|
11x1
|
4x4
|
3x4
|
4x5
|
3x7
|
7x5
|
Como jogar: se joga como em um bingo comum. As cartelas são distribuídas para os alunos; as “pedras” a serem sorteadas são colocadas em um saco e o professor efetua o sorteio. Se a pedra sorteada for o 3x4, o professor lerá “três vezes quatro” e os alunos devem realizar o cálculo e verificar se o resultado, 12, consta de sua cartela.
Ganha aquele que preencher toda a cartela primeiro (ou numa etapa inicial, quem preencher uma linha ou coluna ou diagonal primeiro, conforme acordo com a turma). Caso alguém anuncie que ganhou, o professor deve verificar se todos os pontos que constam da cartela do suposto ganhador foram sorteados.
Metodologia: leia a pedra (produto) sorteada 2 ou 3 vezes. Para séries iniciais, 3a e 4a, recomenda-se sortear/ler mais devagar. Deve-se pedir aos alunos que registrem o cálculo (multiplicação) no caderno. Isto permite verificar, posteriormente, o desempenho dos alunos.
Após o término do jogo, conforme o tempo disponível, sugere-se fazer a correção na lousa (cálculo dos pontos sorteados).
Baseado em:
Três Jogos para o Ensino e Aprendizagem de Números e Operações no Ensino Fundamental
José Ricardo de Rezende Zeni
Departamento de Matemática – Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Av. Dr. Ariberto Pereira da Cunha, 333 – Guaratinguetá – SP – 12.516.540
Nenhum comentário:
Postar um comentário