segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Sugestão para a Hora do Jogo Matemático


Bingo da Tabuada

O jogo pode ser adaptado a todas as séries/anos, basta alterar os resultados das “pedras” ou das “cartelas”, isso fica a critério da criatividade do professor.

Organização da salaindividual ou em dupla; o professor realiza o sorteio.

Material necessáriouma cartela para cada aluno ou dupla (cartela de bingo comum); marcadores (milho ou feijão) para que os alunos possam marcar os pontos sorteados que constam de suas cartelas; uma cartela de controle para o professor e “pedras” para serem sorteadas.

O segredo do “Bingo da Tabuada” está nas pedras que serão sorteadas. Elas trazem não um número, mas um produto, como por exemplo, 3x4 (três vezes quatro). Para confeccionar as pedras, é necessário fatorar os números no produto de dois fatores. A tabela abaixo mostra a escolha que fizemos para os números de 1 a 21 e que foi usada na confecção das pedras do bingo que utilizamos. [Zeni, 2007].


1x1


2x1

3x1

5x1


17x1

3x3

2x3

13x1


7x1


2x4

19x1

2x7


3x6

2x5

3x5


11x1

4x4

3x4


4x5

3x7

7x5


Como jogarse joga como em um bingo comum. As cartelas são distribuídas para os alunos; as “pedras” a serem sorteadas são colocadas em um saco e o professor efetua o sorteio. Se a pedra sorteada for o 3x4, o professor lerá “três vezes quatro” e os alunos devem realizar o cálculo e verificar se o resultado, 12, consta de sua cartela.


Ganha aquele que preencher toda a cartela primeiro (ou numa etapa inicial, quem preencher uma linha ou coluna ou diagonal primeiro, conforme acordo com a turma). Caso alguém anuncie que ganhou, o professor deve verificar se todos os pontos que constam da cartela do suposto ganhador foram sorteados.

Metodologialeia a pedra (produto) sorteada 2 ou 3 vezes. Para séries iniciais, 3a e 4a, recomenda-se sortear/ler mais devagar. Deve-se pedir aos alunos que registrem o cálculo (multiplicação) no caderno. Isto permite verificar, posteriormente, o desempenho dos alunos.

Após o término do jogo, conforme o tempo disponível, sugere-se fazer a correção na lousa (cálculo dos pontos sorteados).

Baseado em

Três Jogos para o Ensino e Aprendizagem de Números e Operações no Ensino Fundamental

José Ricardo de Rezende Zeni

Departamento de Matemática – Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Av. Dr. Ariberto Pereira da Cunha, 333 – Guaratinguetá – SP – 12.516.540

Nenhum comentário:

Postar um comentário