sexta-feira, 3 de junho de 2011

Sugestão para a Hora do Jogo Matemático - 6°ao 9°ano


Atividades proposta para trabalhar com Números Inteiros Relativos:
A)  Jogo dos dados coloridos
 Material:

1 dado vermelho
 1 dado azul
Nº de jogadores: 4 

Objetivo: 

Obter o maior número de pontos no grupo e entre os grupos.  E aproveitar o jogo para solidificar as regras do cálculo com números inteiros.

Como jogar: 

- Divida a sala em grupos, A, B, C...
- Arremesse os dados.
- Conte os pontos, sabendo que como o dado azul você ganha pontos(+) e como o dado vermelho(-) você perde pontos.
- A cada rodada, registre os pontos de todos os componentes na tabela.  


- Analise os resultados com o grupo e realize as atividades propostas.          
Após realizar 2 rodadas, é hora de registrar matematicamente as jogadas realizadas no grupo. Para isso, consideraremos negativo (-) os pontos obtidos no dado vermelho e positivos(+) os pontos obtidos no dado azul.
Com a ajuda dos colegas do grupo, registre os dados obtidos anteriormente, na tabela abaixo.


Agora, reflitam: 

-Em alguma das rodadas vocês obtiveram zero? Em que situações?
-O que é necessário para obter zero no jogo dos dados coloridos?
-Em que situações vocês preencheram a coluna perdi pontos?
-Em que situações vocês preencheram a coluna ganhei pontos?
-É possível formular uma regra para estas situações? Qual regra?
-Junte os pontos dos dados vermelhos. Como você procedeu para juntar pontos perdidos?
-Reúna os pontos de todo o grupo, verificando se o resultado foi positivo ou negativo.
-Compare os resultados obtidos com os demais grupos.
 a) Quem venceu em seu grupo? Venceu com quantos pontos?
 b) Quem fez menos pontos em seu grupo? Quantos pontos ele fez?
- Qual o grupo vencedor em sua turma? Com quantos pontos?
-Quantos pontos faltaram para que seu grupo vencesse?
   Dica: Saltando sobre a reta numerada fica muito fácil comparar o nº. de pontos. 
www.pucrs.br/edipucrs/erematsul/.../5angelasusana.pdf 


3 comentários: